jogos e brincadeiras
Todo ser humano pode beneficiar-se de brincadeiras e jogos, tanto pelo aspecto lúdico, de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem.
Brincando, desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papeis sociais. Podemos dizer que nas brincadeiras ultrapassamos a realidade, transformando-a através da imaginação.
A incorporação de brincadeiras na prática pedagógica desenvolve diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para aplicação da rede de significados construtivos tanto para crianças quanto para jovens e adultos.
As brincadeiras funcionam como exercícios necessários e úteis a vida. O exercício de brincar possibilita assegurar a sobrevivência de sonhos e promover uma construção de conhecimentos vinculados ao prazer de viver e aprender de uma forma natural e agradável.
Jogos:
1° Amarrados, mas com a bola no ar!
Objetivos: Propor a integração ao meio social, aprimorar o trabalho em grupo e estimular a cooperação.
Material: bolas (de cores diferentes), pulseiras de espumas (ou algo semelhante que não machuque o pulso das crianças) e pedaços de cordão, cortados com aproximadamente um metro.
Espaço: pátio externo ou quadra poliesportiva.
Para iniciar a atividade:
Utilizando as pulseiras, uma as crianças com os pedaços de cordão, formando um circulo fechado.
Explique que você vai lançar a bola no meio do círculo e o grupo, devidamente unido pelos pulsos, deve se esforçar para mantê-la no alto por maior tempo possível.
Para desenvolver a atividade com crianças maiores: introduza mais que uma bola para aumentar o grau de cooperação entre os participantes.
2° Abraço musical
Objetivo: Propor a integração no meio social e a aquisição de hábitos saudáveis de relação interpessoais.
Materiais: Aparelho de sons e CDs diversos. Espaço: Sala ampla.
Para iniciar a atividade: