jogos recreativos
1. O PEGA-PEGA
O pega-pega é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador dependo do modo da brincadeira.
2. PEGA – PEGA CONGELA Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado.
3. PEGA – PEGA POR BAIXO DAS PERNAS
É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.
4. CORRIDA PÔ
Os participantes são divididos em grupos, cada grupo fica na linha de fundo (linha de escanteio) da quadra, ao sinal do professor um aluno de cada lado sai correndo em cima das linhas laterais e linha do meio de quadra, quando os alunos se encontrarem eles realizam a brincadeira de joguei pô (pedra, papel e tesoura), quem ganhar a disputa continua correndo, quem perdeu volta para o fim da fila e o aluno que estiver na fila deve sair correndo e assim sucessivamente, ganha quem conseguir chegar lá linha de fundo adversária.
5. BARRA - MANTEIGA
Desenvolvimento:
As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima.
As equipes ficam posicionadas em lados opostos do campos deixando um espaço para correr.
A brincadeira