Metodologia de pesquisa em Engenharia
Profª Chafiha
Pesquisa sobre aulas 3 e 4
2º SEM 2014- Eng. de Produção - EAD-
SABER LIVRESCO
Na Idade Média, os conhecimentos se baseavam mais na religião, do que propriamente na ciência. O totalitarismo religioso influenciou a produção do conhecimento e todo fenômeno estava condicionado à vontade de Deus, não podendo ser negado ou confirmado. As proposições eram sagradas e seus valores eram indiscutíveis, já que sua relação era sobrenatural. Essa forma de pensar fez com que se declinasse a razão. Essa postura de imposição influenciou todos os ramos da sociedade, fomentando a vertente que o indivíduo sábio era aquele que conhecia o que estava nas escrituras. O saber livresco é, portanto, o conhecimento adquirido através de incessantes leituras, utilizando a literatura como consumo. O indivíduo dotado de saber livresco era muito respeitado, conhecedor da matemática, da origem do Universo e teorias da astronomia. Entretanto essa atividade não proporcionava um espírito crítico ou questionador sobre um fato ou fenômeno. Ele estava condicionado à opinião alheia e não argumentava, tão pouco, tinha a habilidade de criação.
Com a difusão do Renascimento, o campo filosófico e questionador, fruto da reflexão humana, se contrapôs ao saber livresco, tornando o valorativo e o racional, características fundamentais para o pensamento humano. Nessa esfera, os fenômenos deixam de serem compreendidos como obra divina e passam a serem entendidos por meio de sistemas mecânicos.
Próprio do crítico que lê copiosamente toda a literatura de consumo. Sabe referenciar qualquer obra literária. Tem sempre uma citação na ponta da língua.
Conhece todas as literaturas. Possui uma vasta erudição que lhe permite ter o respeito
26/09/14
Metodologia de Pesquisa em Engenharia
Profª Chafiha
Pesquisa sobre aulas 3 e 4
2º SEM 2014- Eng. de Produção - EAD-
sobretudo de quem não tem erudição nenhuma. É um indivíduo