pdf spinoza
Prof. Raphael Brasileiro Braga
Filosofia
IFPB – Campus Picuí
Baruch de Spinoza, judeu, nasceu em Amsterdã no ano de 1632. Seus pais tinham saído de Portugal para Amsterdã com o objetivo de fugir da perseguição da
Igreja Católica aos judeus. A mãe de Spinoza morreu quando ele tinha somente seis meses de idade. Seu pai era um conhecido comerciante na região onde moravam.
Spinoza cresceu falando português, holandês e hebraico. Ele era um dos mais talentosos estudantes nas escolas judaicas, a ponto de depositarem nele a esperança de ser um grande rabino. A esperança deu lugar à decepção quando ele começou a duvidar do tradicional conceito de Deus, da vida após a morte e da veracidade das Escrituras.
Em 1656 foi expulso da comunidade judaica, não podendo mais viver entre seus membros ou mesmo fazer qualquer tipo de negócios. Assim, mudou-se de Amsterdã, passou a chamar-se de Benedict e trabalhava como polidor de lentes (atividade que desempenhava muito bem graças ao seu conhecimento sobre óptica) enquanto desenvolvia suas reflexões filosóficas, que tiveram muita influência da Bíblia, sobretudo do Antigo Testamento, do Talmude, do pensamento medieval e renascentista.
Após mudar-se de Amsterdã morou em Ouverkerk, Rijsburg, Voorburg e Haia, cidade onde morreu em 1677. Spinoza vivia cercado por amigos filósofos e admiradores que buscavam dele conselhos e conhecimento. Logo ficou conhecido na Europa por seu pensamento rico filosófico. Foi considerado por alguns como herege e perturbador.
Dentre seus escritos os que mais se destacam são: Manual sobre a Filosofia de
Descartes,
Tratado
Teológico-Político
(que
criticava
o
Antigo
Testamento,
principalmente as imagens a respeito de Deus ali descritas, as crenças, os milagres, as visões, a moral etc), e o mais conhecido texto de Spinoza, Ética, publicado postumamente. Ele a escreve semelhante à obra de Euclides Elementos da Geometria. O texto é