Jogos pré-desportivos do basquete
São jogos que conservam alguns princípios e características do basquetebol institucionalizado, mas com um grau de complexidade menor. O jogo pré-desportivo permite a alteração de regras, medidas e objetivos, de acordo com as necessidades dos alunos e disponibilidade de materiais e tempo.
Os jogos pré-desportivos podem ser utilizados como instrumento de ensino por diversos fatores, um deles é a própria possibilidade de adequação da atividade ao nível de conhecimento e possibilidade motora dos participantes; a característica lúdica do pré-desportivo pode proporcionar uma motivação maior, facilitando assim o aprendizado; outro fator importante é a possibilidade de envolver um grande número de alunos, ao mesmo tempo, numa mesma atividade; a possibilidade de participação dos alunos, sem levar em conta seu nível técnico; a possibilidade do conhecimento das regras básicas da modalidade; a própria estrutura do pré-desportivo permite o ensino com a utilização de um número reduzido de materiais.
O jogo pré-desportivo pode ser utilizado em caráter recreativo, mas quando utilizado como um meio para o ensino é necessário que o professor possua objetivos coerentes quanto à utilização e as possibilidades desse meio para que a atividade não tenha um fim em si mesma.
JOGO 1: Divide-se a turma em 2 grupos distintos que ficam dispostos nas laterais da quadra. Numera-se cada aluno de um grupo com os mesmos números do outro grupo. Quando o professor citar um número, os alunos correspondentes deverão correr ao centro da quadra, pegar a bola driblar até a área escolhida para a execução da bandeja e jogar a bola na tabela. Quem colocar a bola ao centro primeiro após o arremesso (em tabelas diferentes) marcará um ponto para sua equipe.
JOGO 2: As equipes nos fundos da quadra, ao sinal devem correr e pegar as bolas que estarão dispostas na linha central da quadra. E voltam para sua tabela quicando a bola e em seguida começam a arremessar. Um membro de cada equipe