Jogos Olipicos
Os jogos olimpicos da antiguidade grega realizavam-se de quatro em quatro anos. A data tradicional atribuída à primeira edição dos jogos olimpicos é 776 a.c. Uma das modalidades principais nos Jogos Olímpicos é a maratona.
A Maratona é uma corrida de 40km em homenagem a um soldado ateniense feidípedes, ele era um mensageiro do exército de Anetas, este soldado tinha aproximadamente 40km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para avisar os cidadãos da cidade de vitória que um povo vinha ai para atacar a sua cidade, graças a esse soldado a cidade consseguiu defender-se.
MODALIDADES
Corrida pedestre- incluiam quatro tipos de corridas: o estádio, o diaulós, o dolichos e o hoplitódromo.
Corrida Equestres- Este tipo de prova incluía as corridas de carros ou de cavalo de sela. Nas primeiras poderiam usar-se dois cavalos ou quatro.
Luta, Pugilato e Pancrácio- Na luta grega era necessário provocar três vezes a queda do adversário para se consagrar vencedor. Considerava-se que tinha sido uma queda quando as costas, ombros ou peito do adversário tinham batido no chão.
Pentatlo- Era uma modalidade em que os atletas tinham de lançar um disco que pesava cerca de 9,5kg e poderia ser feito de pedra, ferro ou bronze. O vencedor era aquele que consseguia lançar o disco mais londge possível.
PARTCIPANTES
Não podiam participar nos jogos olimpicos estrangeiros, escravos e mulheres. Conta-se o caso de uma mulher que, vestida com roupas masculinas disfarçou-se de treinador para entrar no ginásio e ver o seu filho lutar. O filho ganhou a prova e no meio disto tudo com a alegria e o orgulho que a mão estaria a sentir pelo filho deixou cair o chapéu e descubriu-se que era uma mulher em vez de ser um homem. Os atletas eram de uma forma geral oriundos das classes mais favorecidas e tinham sido iniciados no desporto desde tenra idade. Não vinham apenas da Grécia continental mas sim de todos os pontos do mundo