Jogos na grecia
Os jogos olimpicos, conhecidos até hoje, tem uma longa história através da qual vamos voltar para a época antiga. Tudo começou no Peloponeso, na Grécia, há uns 3000 anos atrás. As competições de esportes eram organizadas em Olimpia e foram chamadas Jogos Olimpicos mais tarde, devido à localização. Ninguém sabe exatamente quando eles começaram ,mas as primeiras referencias escritas mencionando uma competição é datada de 776 AC. Esses jogos eram organizados da mesma forma a cada quatro anos. Nesse periodo de quatro anos foi dado o nome de Olimpiadas e este sistema de datas foi utilizado para a contagem das Olimpiadas através dos anos.
Os jogos Panhelenicos
Os jogos organizados em Olimpia se desenvolveram nos Jogos Panhelenicos, nos quais também estavam incluidos:
Os Jogos em Delfos (Jogos Pythian)
Os Jogos em Corinthos(Jogos Isthmian )
Os Jogos em Nemea(Jogos Nemeos)
Esses jogos eram especiais porque eles propiciaram a união do mundo grego na época quando a Gécia não era um estado único,mas uma série de cidades-estado( comunidades independentes politicamente e economicamente). As pessoas viajavam da Grécia e das colonias (na Italia,Norte da Africa e Asia Menor) para participar ou assistir a esses Jogos, inspirados pelo sentimento de pertencerem à mesma cultura ou religião. Devemos mencionar que os quatros jogos Panhelenicos nunca foram organizados no mesmo ano. É difícil saber exatamente quando surgiram esses Jogos. A Mitologia se mistura com a história e eventos que aconteceram simultaneamente foram se misturando como consequencia de intervenções divinas. Essa foi a causa dos Jogos Panhelenicos terem várias estórias sobre a origem dos mesmos.
A trégua sagrada
Na ocasião do quatros Jogos Panhelenicos, a trégua sagrada era proclamada. Mensageiros (spondorophoroi) iam de cidade em cidade anunciando as datas das competições. Eles pediam que todas as guerras fossem interrompidas antes, durante e depois dos jogos para que os atletas