Jogos Eletr nicos Interativos EXERGAMING uma breve revis o sobre suas aplica es na Educa o F sica 2011
3890 palavras
16 páginas
ARTIGO DE REVISÃOJogos Eletrônicos Interativos “EXERGAMING”: uma breve revisão sobre suas aplicações na Educação Física.
Interactive Electronic Games “Exergaming”: a brief review about Physical Education applications.
Paulo Henrique Marchetti*, Danilo Atanázio da Luz Junior****; Wellington de Oliveira Belmiro****, Wendell Preto****; Marcus Vinicius da Silva Xavier****; Luis Felipe Milano Teixeira***, Marco Carlos Uchida**.
*Professor Doutor da Faculdade de Educação Física de Sorocaba. **Professor Doutor do Curso de Educação Física (UNIFIEO).
***Professor Mestre do Curso de Educação Física (UNIFIEO).
****Integrante do grupo de pesquisas em neuromecânica do treinamento de força (FEFISO-ACM).
RESUMO
Os Exergaming (EXG) são vídeo games que integram os jogos às tarefas motoras fazendo com que o usuário participe virtualmente da ação. No contexto da educação física, diversas são as possíveis de aplicação dos EXGs (combate ao sedentarismo, obesidade e controle do diabetes; saúde e desenvolvimento da forma física; aprendizagem escolar; estratégias de motivação e aderência à atividade física; melhora do controle motor. O presente trabalho teve como objetivo, revisar as aplicações dos EXGs na educação física. Verificou-se que o gasto energético dos jogos ativos foi maior quando comparados aos inativos, entretanto quando comparados a outras atividades físicas (ou mesmo diferentes jogos ativos), variáveis como intensidade de esforço, duração e grau de treinabilidade, devem ser levadas em consideração. Adicionalmente, os EXG parecem ser mais motivantes que os jogos tradicionais, possibilitando hábitos de vida mais saudáveis, mas também possuem conseqüências deletérias como diferentes tipos de lesão crônica (por esforços repetitivos, epicondilite, etc) ou aguda (quedas). Desta forma, os EXGs podem ser considerados como estratégias para a prática da atividade física, com gastos energéticos próximos ao que o ACSM sugere, mas também