Modelo De Fichamento
Disciplina: Pesquisa e Prática em Educação V
Aluna: Priscilla Ferreira Catarino
Curso: Pedagogia
Matricula: 2013.01.27856-4
A. Referência:
COSTA, Váldina Gonçalves da. A formação dos formadores de professores de matemática a ludicidade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29° reunião da ANPED, Caxambu. Trabalhos Apresentados. ANPED. Disponível em: (http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2651--Int.pdf). Acesso em: 12/09/2014.
B. Síntese:
O artigo tem por objetivo debate a ludicidade dentro da formação de professores dentro do Curso de Licenciatura de Matemática e esta organizado em 4 partes.
O objetivo geral do primeiro capitulo é proporcionar uma formação de formadores de professores de matemática, trazendo como respaldo estudos a respeito de ludicidade que foram desenvolvidos dentro do Curso de Licenciatura de Matemática, deste modo, mostrando que a ludicidade faz parte dos debates a formação de professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
O objetivo geral do segundo capitulo é apresentar os aspetos históricos e os filósofos. Assim, tendo base para expressar que a ludicidade favorece no aprendizado da criança.
O objetivo geral do terceiro capítulo é observar a formação dos alunos que estavam se formando na licenciatura empregando a ludicidade, assim percebendo o desenvolver deles em relação ao que é o lúdico.
O objetivo geral do quarto capítulo é analisa as visões da ludicidade no ensino de matemática nos seus diversos suportes como jogos relacionados ao ensino superior.
C. Trechos mais significativos:
“É nesse sentido que a formação dos professores envolvidos diretamente no ofício de formar outros professores exige um olhar para o processo de construção de sua profissional idade, ou seja, a aprendizagem da docência deve abranger não só a construção individual de formas de atuar em sua área específica, mas também um processo de aprendizagem organizacional coletivo, uma dinâmica de identificação profissional com o conjunto de