trabalho A BUROCR TICA A GERENCIAL
Alyson
Cibelle
Leidiane
RESUMO
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONSTITUI UM IMPORTANTE SEGMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO. ELA REPRESENTA O APARELHAMENTO DO ESTADO E FUNCIONA COMO O INSTRUMENTO DO GOVERNO PARA PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR TODAS AS AÇÕES ADMINISTRATIVAS, NO SENTIDO DE DAR PLENA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES COLETIVAS BÁSICAS.
Introdução
A administração pública pode ser entendida com um conjunto de órgãos e de servidores que, mantidos com recursos públicos, são encarregados de decidir e programar as normas necessárias ao bem-estar social e das ações necessárias à gestão da coisa pública. Dessa forma, a evolução da administração pública é um processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo estado à população e essa pode ser representada por três modelos: administração pública patrimonial, administração pública burocrática e administração pública gerencial. Nesses modelos, o objetivo é suprir uma deficiência do modelo anterior, introduzindo novos conceitos ou mudando conceitos ineficientes ou nocivos ao aparelhamento do estado.
Objetivo o presente trabalho é resultado de uma breve pesquisa bibliográfico e tem por objetivo mostrar conceitos de administração pública e seus vários desmembramentos, além de descrever o novo modelo de gestão pública.
Metodologia A reforma da administração pública que o governo Fernando Henrique Cardoso começou a estabelecer desde 1995 poderá ser conhecida no futuro como a segunda reforma administrativa do Brasil. Ou a terceira, visto que a reforma de 1967 também merece essa denominação, apesar de ter sido revertida. A primeira reforma foi a burocrática, de 1936. A reforma de 1967 foi um ensaio de descentralização e de desburocratização. A atual reforma está apoiada na proposta de administração pública gerencial, como resposta à globalização da economia e a crise do Estado dos anos 80. A crise do Estado implicou