JOGOS COOPERATIVOS
JOGOS COOPERATIVOS
Isabela Martin
Rafael Batista
Vinícius Marcolino
Pedro Augusto
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
Os jogos denominados “Cooperativos”, que têm como objetivo divertir e estimular o trabalho em equipe, é o tema alvo deste trabalho, que pretende expor um estudo sobre o assunto após realizada uma pesquisa. Nele iremos abordar exemplos destes jogos e elencar seus conceitos.
Sua serventia, bem como seus objetivos e exemplos também serão tratados aqui neste trabalho, proposto pelo professor Oldemar Mazzardo, que leciona Educação Física no Instituto Federal do Paraná.
BANANA PODRE
OBJETIVO – Não soltar da mão do colega;
MATERIAL – Não há necessidade de nenhum material e não há limite de pessoas;
DESCRIÇÃO DO JOGO - Todas as crianças dão a mão, (a primeira da “corrente”, segura em um trave ou local fixo) e uma passa por baixo do braço da outra, ou seja, a criança no oposto extremo da trave passa por baixo dos braços da primeira e assim por diante. Quando todos estiverem “torcidos”, a última criança puxa todas as outras, que deverão resistir e não soltar. Quando alguém solta, o jogo acaba.
PROPÓSITO DO JOGO – Este jogo desenvolve, de forma interativa, o trabalho em equipe, onde as crianças, deverão se ajudar para não se soltarem umas das outras.
POR CIMA DA CORDA
OBJETIVO – Sair de dentro do retângulo de corda;
MATERIAL – Uma corda, não há limites de pessoas;
DESCRIÇÃO DO JOGO - A corda é suspensa, esticada, amarrada em quatro pontos. A altura da corda vai definir a dificuldade do jogo. Todos os participantes devem estar de pé do lado de dentro da corda e devem passar para o outro lado por cima e sem encostar nela. Não vale passar por baixo, nem por fora. Se alguém encostar na corda, todo o grupo deve voltar e começar de novo. O jogo termina quando o grupo todo passar para o outro lado sem encostar na corda nenhuma vez.
PROPÓSITO DO JOGO – Este jogo desenvolve a paciência e o