Jogos Cooperativos
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado. Jogos Cooperativos são jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente. O jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo. Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupos, muito por não existir uma faixa etária específica em cada jogo, desde crianças até adultos. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.
Dinâmica do balão
OBJETIVO: Cooperação, Respeito e Valores Pessoais, União. Proporcionar a descontração e a integração entre as pessoas, além da análise da relação ganha dentro de um grupo.
Nº DE PARTICIPANTES: Não há limites.
MATERIAL: Uma bexiga para cada participante e um rolo de barbante.
DESENROLAR: O facilitador entrega para cada participante uma bexiga. Em seguida pede pra que cada um encha sua bexiga, amarre com o barbante e depois prenda no próprio tornozelo, em seguida passando o barbante para o próximo para que faça o mesmo, como forma de que todos fiquem conectados com pelo barbante.
Quando todos tiverem executado o que foi pedido, o facilitador solicita que todos se encaminhem para o centro da sala, pede para que os participantes enxerguem o