jogos cooperativos
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: A abordagem jogos cooperativos trabalha com a formação integral, com dimensões afetivas e cognitivas. Segundo Brotto,2001:
O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar atingir um objetivo comum. O mais importante é a colaboração de cada um, é o que cada um tem para oferecer naquele momento, para que o grupo possa agir com mais eficiência nas tarefas estabelecidas. Esse tipo de jogo trás uma alternativa ao jogo de competição, onde, algumas vezes, o outro passa a ser um obstáculo ao qual tenho que passar a qualquer custo para atingir o meu objetivo.(BROTTO, 2001).
A proposta da cooperação é que as pessoas possam fazer as coisas conjuntamente, que possam “com partilhar” situações, sentimentos, sensações, momentos, encontros. Que a cooperação seja também um exercício de “com vivência”, e que tudo esteja sempre dentro de uma “comum unidade”.
Para Soler (2005):
Os Jogos Cooperativos surgiram há milhares de anos, dentre outras finalidades, como meio de celebração da vida por comunidades tribais que tinham um modo de vida cooperativa, em que essas, dividiam o trabalho e os bens de produção de forma coletiva, não havendo exploração de uns sobre os outros, até que a riqueza passou a ser controlada por alguns; sendo assim, a cooperação deu o lugar à competição.(SOLER,2005).
De acordo com Darido et al. (2001): A exclusão social é uma das principais causas encontradas no contexto escolar, pois o importante não é somente o aluno entrar na escola, como também permanecer nela. Com isso, existem diversas razões pelo qual a exclusão é vista nas escolas, em que o aluno não possui o material didático para aprender e acompanhar o conteúdo causando sua reprovação e conseqüentemente abandonando as escolas, ou até mesmo a necessidade e obrigatoriedade de trabalhar para poder ajudar e sustentar sua família, e sem dúvida e