Jogos cooperativos
SEMINÁRIO DE JOGOS
“JOGOS COOPERATIVOS”
●CONCEITOS:
Considerado a maior referência no tema, o pesquisador Terry Orlick considera o Jogo Cooperativo como uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo como propósito mudar as características de exclusão, seletividade, agressividade e exacerbação da competitividade dos jogos ocidentais. "O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa" (ORLICK, 1989, p. 123).
“Os Jogos Cooperativos vêm com a intenção de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para correr riscos com pouca preocupação com o fracasso e sucesso em si mesmo. Eles reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, e todos podem participar autenticamente, onde ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo (BROTTO, 1995).”
Carlson (Apud Miranda 2007) vê nos Jogos Cooperativos um caminho para melhorar a saúde. Ao participar de jogos, as crianças se beneficiam física e psicologicamente das atividades, contribuindo para preservar sua saúde. Nesse sentido, os JC são introduzidos como uma forma de intervenção, sob uma abordagem multifatorial e holística, que envolve diversos aspectos relacionados com a saúde individual, tais como: as emoções, a aprendizagem, o relacionamento pessoal; a autoestima, a necessidade de conhecimento e as condutas comportamentais.
●CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS (Terry Orlick, 1989);
a) Jogos cooperativos sem perdedores: todos os participantes formam um único grande time.
b) Jogos de resultado coletivo: permitem a existência de duas ou mais equipes. Havendo um forte traço de cooperação dentro de cada equipe e entre as equipes, também. O principal objetivo é realizar metas comuns.
c) Jogos de inversão: enfatizam a noção de interdependência, por meio da aproximação e troca de