jogos cooperativos como valor de motivação
Os jogos cooperativos como fator de motivação e de diminuição das prática agressivas nas aulas de Educação Física para as 8º séries do ensino fundamental.
Introdução
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. A agressão física é totalmente eliminada, cada participante estabelece seu próprio ritmo, todos se enxergam como importantes e necessários dentro do grupo. Aumentando a confiança e auto – estima, fazendo com que as crianças consigam superar desafios ou obstáculos, sempre com alegria e motivação.
São atividades que tentam por meio dos jogos, diminuírem as manifestações de agressividade, promovendo boas atitudes, tais como: sensibilização, amizade, cooperação e solidariedade, facilitando o encontro com os outros que jogam, predominando sempre os objetivos coletivos sobre os objetivos individuais.
Orlick (1989) define de forma magistral o que é cooperar: “A cooperação exige confiança porque, quando alguém escolhe cooperar,conscientemente coloca seu destino parcialmente nas mãos de outros.”
Existem muitas definições para cooperação e competição, como as descritas por Brotto, (1999):Cooperação: é um processo de interação social, cujos objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.Competição: é um processo de interação social, cujos objetivos são mutuamente exclusivos,as ações são isoladas ou em