Jogo Eletrônico: Ensinando a Tradição Gaúcha
Anderson Weige Dias1
Adriane Pires Rodrigues Ramires2
Gabriel Soares dos Santos3
Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (IFSul)
CEP - 96015-360 – Pelotas – RS – Brasil
Abstract. The related work is a theme developed through educational electronic game learning for children from eight to twelve years on the gaúcha tradition. In software the player assumes the role of a character in a storyline that will allow in the game, learn about the tradition of the state of Rio Grande do Sul. The work will address technical aspects of the game as well as the educational aspects which relate to learning through electronic games.
Keywords: game. tradition. children.
Resumo. O referente trabalho tem como tema desenvolver através de um jogo eletrônico educativo, o aprendizado de crianças de oito a doze anos, sobre a tradição gaúcha. No software o jogador assume o papel de um personagem em um enredo que permitirá no decorrer do jogo, aprender sobre a tradição do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho irá abordar aspectos técnicos do jogo educativo assim como os aspectos que se referem à aprendizagem através de jogos eletrônicos.
Palavras-chave: jogo. tradição. crianças.
Introdução
Em uma visão antropológica4, podemos definir cultura como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc. [Dantas, 2011].
A cultura gaúcha é caracterizada pela sua bela indumentária, seu hábito de tomar chimarrão, a sua agradável gastronomia, como o churrasco e o carreteiro [Portal Santa Maria, 2011]. Para se formar a cultura gaúcha atual, o povo gaúcho teve várias contribuições étnicas, como exemplo podemos citar a alemã, a indígena, a africana, a italiana e a espanhola, que vieram contribuir com o chimarrão e a indumentária gaúcha.
Assim como a cultura e a tradição de um