Jogo did tico Quem sou eu Escola Prof
Acadêmicas: Adriana Lima e Poliana Silva
Jogos didáticos no ensino de química
O jogo no ensino de química vem com o objetivo de divulgar a ciência e mostrar a química de forma mais atrativa e para que possa inserir-se no cotidiano do aluno de forma significativa. Antigamente tinha-se como visão a educação baseada em um ensino de forma que o aluno seria o único responsável pelo seu insucesso, sabe-se atualmente que não é desta forma e que o professor possui grande influência não apenas no ensino, mas também na aprendizagem que o aluno terá diante do conteúdo que lhe é proposto. Por isso é importante trabalhar com os mesmo de forma diversificada, a fim de despertar o interesse por parte do aluno em conhecer o assunto e realmente efetivar o aprendizado, pois o professor é um canal de extrema importância na sociabilização do conhecimento. A inserção de jogos didáticos é um método prático e bastante aceito por parte dos alunos, pois os mesmos aprendem brincando. Esses jogos podem ser utilizados como auxílio na construção do conhecimento e na rede de conceitos, pois o mesmo pode ser associado a determinado conteúdo, este é o mesmo raciocínio da aula prática que se torna uma revisão do conteúdo trabalhado, porém o jogo procura além de revisar, ensinar novos conceitos, e o interessante é que nos permitir analisar quais os pontos que os alunos possuem maior dificuldade, podendo este ser um método para facilitar a compreensão de tais dificuldades e conseguir eliminá-las, ou pelo menos minimizá-las.
A ideia do ensino despertado pelo interesse do estudante passou a ser um desafio á competência do docente. O interesse daquele que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o professor, o gerador de situações estimuladoras para aprendizagem.
Introdução
Neste trabalho procuramos desenvolver um jogo que englobasse todas as séries e interessados em ciência, pensando nisto procuramos enfatizar o aprofundamento no