Roteiro de 8 Pontos para Medita o
Roteiro de Oito Pontos da Meditação do Prajnaparamita - LAMA PADMA SAMTEN
O roteiro de 8 pontos da meditação do Prajnaparamita vem depois do prajnaparamita, que vem depois de methabavana, shamata pura, shamata impura que, por sua vez, vem depois da motivação.
O roteiro de 8 pontos é o processo pelo qual nós vamos transformando a visão da realidade. A gente vai percebendo como a realidade vai se estabelecendo enquanto uma visão aos nossos olhos.
Uma boa motivação é compreender que não estamos indo a lugar nenhum porque não existe lugar nenhum para ir. A noção do jogo é o que nos vai fazer perder tempo.
Mesmo o caminho pode virar um jogo, como na piada em que o teósofo morre e está para entrar no céu, sendo recebido por São Pedro de braços abertos. Nesse momento, o “oponente” aparece com uma plaquinha: Palestra sobre o Céu. O teósofo, então, fica em dúvida se entra direto no céu ou se primeiro vai à palestra. Os teósofos avançam assim, fazendo estudos, assistindo a palestras, mas isso faz parte do jogo.
Por isso é preciso purificar a motivação.
A motivação tem de estar sendo sempre purificada para que a gente não acabe transformando tudo num jogo. Quando a motivação melhora, então vamos partir para a methabavana, shamata impura, shamata pura que vão consertando as nossas vidas, as nossas relações. Ainda que todas as relações estejam consertadas, todas essas coisas fazem parte do caminho, do trajeto, são itens do trajeto, ainda estamos longe.
Somente depois de avançar nesses itens é que vamos atravessar para a outra margem do rio do sofrimento, esse é o Prajnaparamita. Não é a morte, é a travessia em direção à lucidez.
O roteiro é como uma meditação complexa baseada nos cinco skandas: forma, sensação, percepção, formação mental e consciência.
FORMA: coisas que estão surgindo do lado de fora, as coisas que posso ver ou imagens que posso criar.
SENSAÇÃO: gostar ou não gostar e indiferença.
PERCEPÇÕES: ideias que podem brotar da própria aparência