Jogo das Cinco Pedras
ALUNA:
TURMA
NÚMERO:
JOGO DAS CINCO PEDRINHAS – FICHA DE JOGO
CARATERIZAÇÃO DO JOGO
O jogo das cinco pedrinhas, seguidamente descrito, é classificado como um jogo tradicional psicomotriz que promove o desenvolvimento da coordenação motora, da destreza e agilidade, da motricidade fina e da capacidade de concentração.
Este jogo era praticado nas escolas do Alto Alentejo, mais precisamente em Estremoz. Era jogado essencialmente por crianças do género feminino, uma vez que, na altura, existiam escolas diferenciadas para as crianças de acordo com o género. Portanto, enquanto que os rapazes praticavam jogos mais masculinos, como os jogos com bola, as raparigas dedicavam-se a outro tipo de brincadeiras, que exigiam mais destreza e concentração e menos capacidade de força, como é o caso do jogo das pedrinhas (tal como refere a entrevistada, nascida a 23 de Abril de 1957). Começavam a praticar o jogo das pedrinhas quando entravam na escola primária, por volta dos 6 anos de idade, sendo que este servia para integrar as mais novas no grupo social das mais velhas (forma de transmissão do jogo – as mais velhas ensinavam as mais novas). Não existia uma idade limite para praticar o jogo, no entanto, normalmente só se verificava a prática do jogo até crianças com 13/14 anos. Este jogo poderia ser praticado em qualquer ocasião, mais frequentemente nas escolas nas horas dos recreios, de forma que, por vezes, também as contínuas das escolas participavam nos jogos.
No entanto, era também jogado noutras regiões, nas quais os nomes para designar o jogo são diferentes, assim como as regras de jogo (apresento estas diferenças no tópico “Regras do Jogo”). Assim, o Jogo das Pedrinhas apresenta outras nomenclaturas de acordo com as regiões: Jogo das Dodas, praticado na região do Norte, Concelho da Mêda (Lourenço, 1992); Jogo das Jogas ou das Boldregas, praticado em Castelo do Douro, Bragança (Cabral, 1985); Jogo