Jogo da macaca
Universidade de Coimbra
Estudos Práticos: JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES Profª. Ana Rosa Jaqueira
Jogo do Xicla-Pé
Introdução:
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Jogos Tradicionais Portugueses com o objectivo de explorar uma modalidade de jogo lúdico tradicional e/ou popular e tem por base a informação retirada de uma entrevistada, nascida no dia 24 de Maio de 1933.
A entrevistada, antiga doméstica de profissão, e cuja infância foi passada na localidade da Amieira-Oleiros, refere o jogo do Xicla-Pé como uma actividade lúdica praticada pelos jovens da sua localidade. Muitos destes jovens, incluindo a entrevistada, nunca frequentaram a escola e aprenderam tudo em casa, pois os pais não tinham dinheiro para pagar os custos da escola e eles eram precisos para trabalhar e sustentar as suas famílias. Devido a este facto as crianças tinham que encontrar momentos para se divertir em conjunto, e para isso usavam os pequenos momentos livres para irem chamar as outras para brincarem às mais diversas brincadeiras.
Características:
Este jogo também apelidado de “Jogo da Macaca” ou “Jogo do Pé Coxinho”, é uma actividade onde embora o jogador compita juntamente com outros jogadores, não actua directamente com estes, ou seja, os restantes jogadores não o ajudam mas também não prejudicam. É então considerado um jogo psicomotriz, pois existe uma procura pela auto-superação. É geralmente praticado sem limite de praticantes e por crianças e jovens de ambos os géneros as quais aprenderam esta brincadeira ao praticarem-na com outros/as “moças e rapazes” do seu tempo, o que torna este jogo popular um jogo passado de geração em geração principalmente através de via oral. A origem deste jogo é desconhecida, sendo actualmente praticado pelas mais diversas partes do mundo (E.U.A, Rússia, Portugal, Brasil, Espanha, França, etc.).
Material: Neste jogo, caso o terreno o permita, é apenas usado