Job Açaí
Atualmente a região que possui o maior consumo de açaí é a região norte, sendo o Pará como o maior consumidor, podendo chegar a consumir 800 toneladas por dia na época de safra, e 210 toneladas durante a entressafra. O Rio de Janeiro fica em segundo lugar consumindo bem menos, cerca de 500 toneladas por mês. Em São Paulo, segundo maior mercado, são consumidas 150 toneladas ao mês.
O consumo vem crescendo muito, no ano de 2000 o produto começou a ser exportado para os mercados: europeu, americano e para Coreia do Sul, com a intensão também das empresas ampliarem seu mercado para o oriente médio e estar mais presentes nos mais que já exportam.
Análise e identificação dos principais derivados de açaí a serem ofertados e a quais mercados; produtos que podem ser produzidos a base de açaí; Produtos Derivados do Açaí.
O produto tornou-se muito popular entre os adeptos da vida saudável, já que diversos produtos derivados do Açaí são comercializados.
Seguindo nosso contexto e segmento, apenas alguns produtos alimentícios serão vistos neste artigo.
Polpa de Açaí:
Comercializada em barras de 1 a 5 Quilos, chegando ao consumidor final pasteurizada e congelada a temperaturas abaixo de menos 18 graus. A pasteurização e registro no ministério da agricultura são obrigatórios para a produção e transporte, sendo que a polpa de Açai é comercializada em diversas concentrações de sólidos em sua composição.
Polpa de Açaí popular:
Sua concentração varia em torno de 8 a 11% de sólidos. Muitas vezes usada para mix de açaí, sucos e sorvetes a uma qualidade intermediaria de nutrientes que a fruta pode proporcionar.
Polpa de Açaí médio:
Sua concentração varia em torno de 11 a 14% de sólidos. Usada também em mix de açaí proporcionando por sua vez muita qualidade e sabor. Polpa rica em nutrientes usada em receitas de cremes que exigem mais sólidos que a