Joao calvino
Publicado em 7 de abril de 2009 – 1:26 por Rev. Fernando Teixeira Arantes
“Calvino é pastor zeloso e incansável no seu esforço em favor de suas muitas ovelhas, sofridas e angustiadas por males de toda sorte”.
Quem foi João Calvino?
• O grande teólogo da Reforma Protestante do século XVI, autor das Institutas da Religião Cristã.
• Um grande estrategista político e um dos pais da Democracia moderna .
• O “pai do capitalismo” segundo a opinião de Werner Sombart, que foi professor de sociologia e economia em Breslau e Pisa, e Max Weber, que foi professor de economia em Berlim.
Além dessas, há tantas outras perspectivas sobre a vida desse homem que é um árduo trabalho mensurar até onde se estende a sua influência no mundo ocidental.
João Calvino viveu num tempo em que o mundo passava por uma ebulição sem precedentes na sua história, a Renascença. Citando alguns nomes contemporâneos a ele, podemos bem aquilatar que aqueles dias legaram grande parte do que consiste hoje a nossa cultura. São eles: Machiavel, Erasmo, Rabelais, Michelangelo, Copérnico, Cervantes, Montaigne, Lutero e Shakespeare.
O “Calvinismo”, doutrinas, idéias e forma de vida que derivam de João Calvino, não é apenas mais um ramo teológico qualquer. É um modo completo de ver, entender e existir. Um ’sistema de vida’ ou uma ‘cosmovisão’, que envolve todos os aspectos da vida humana, não apenas o religioso, e por meio da qual outros sistemas são avaliados .
Neste trabalho, gostaria de olhar para João Calvino como pastor. Minha tese é que o pastorado é o cerne, o catalisador, de tudo que esse homem de Deus foi e realizou. Nesse caso toda a sua obra - Tratados, Comentários bíblicos, Sermões e Cartas - nos é referência, pois nela vemos as evidências claras de sua índole pastoral. Obviamente não será possível explorar aqui todo esse material, mas, sim, cotejar, dessa rica fonte, pre-ciosas partes que nos ajudem a entender que Deus usa vasos de barro para guardar e compartilhar o