João calvino
João Calvino fundou o Calvinismo, uma forma de Protestantismo Cristão, durante a Reforma Protestante. Esta variante do Protestantismo seria bem sucedida em países como Suíça, Países Baixos, África do Sul, Inglaterra, Escócia e EUA.
Depois do seu afastamento da Igreja Católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, orando em igrejas acabando por ser reconhecido por muitos como “padre”. Vítima das perseguições aos protestantes na França fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra torna-se definitivamente um centro de protestantismo Europeu e Calvino permanece até hoje uma figura da história da cidade e da Suíça.
Portanto alguns escritores dizem que “Lutero é o defensor das libertades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino por sua vez, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, se identifica pela clareza do estilo.”
JOÃO CALVINO
A Vida de João Calvino
João Calvino nasceu em Noyon, na França, em 1509. A mãe morrera quando ele era ainda muito pequeno e o pai, confiara-o aos cuidados de um amigo. Ao atingir o nível da instrução superior foi enviado à Universidade de Paris. Mais tarde, em obediência aos desejos do pai, foi estudar direito em Orléans. O seu destino, porém esteve ligado à cidade de Genebra, onde atuou sobretudo entre 1541 e 1564, ano de sua morte, e onde soube realizar um governo teocrático inspirado na reforma, ele era muito rígido.
O calvinismo foi definido como o mais dinâmico dentre todos os tipos de protestantismo. Mais pessimista que Lutero a respeito do homem, Calvino foi mais otimista que ele a respeito de Deus. Enquanto, para Lutero, o texto básico era o de Mateus 9,2 “Os teus pecados te são perdoados”, já para Calvino, ao contrário era o da Epistola aos Romanos 8,3: “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?”
Calvino convenceu que Deus estava com ele ao