Demosntrações contabéis
2. ETAPA 04 06
2.1. PASSO 01 06
2.2. PASSO 02 08
2.3. PASSO 03 09
3. ETAPA 05 10
3.1. PASSO 01 10
3.2. PASSO 02 11
3.3. PASSO 03 12
4. ETAPA 06 13
4.1. PASSO 01 13
4.2. PASSO 02 15
5. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O mundo globalizado levou a um reposicionamento das práticas e comportamentos tradicionais dos profissionais de Contabilidade.
O objetivo da Contabilidade é o controle de um patrimônio. O controle é feito através da coleta, armazenamento e processamento das informações oriundas dos fatos que alteram essa massa patrimonial. Portanto, podemos definir Contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade.
Uma entidade contábil é o conjunto patrimonial pertencente a uma pessoa jurídica ou pessoa física. No caso de pessoa jurídica, esta pode ser com ou sem fins lucrativos.
Para melhorar nossa definição temos que explicar o que vem a ser patrimônio e qual é o significado de controle para a Contabilidade.
2. ETAPA 04
2.1. PASSO 01
ATIVO - RODRIGO
É um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Tipos de ativos
O balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental da contabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.
De acordo com a técnica de contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais: ativo imobilizado (ou não circulante) e ativo circulante.
Divisão de ativos do balanço patrimonial:
Circulante
Existências. Exemplos: semi-produtos, mercadorias.
- Dívidas de terceiros de curto