Pré projeto
(MAXIMIANO, 2004. p.48-62) aborda as idéias fundamentais e princípios da administração, bem como seus pioneiros com suas idéias precursoras. Para MAXIMIANO, a administração tornou-se um corpo organizado de conhecimentos ou teorias há 150 anos. As teorias modernas da administração foram organizadas em escolas. Escola Clássica, tendo seus precursores Taylor, Henry Ford, Fayol e Weber; Escola comportamental e Pensamento sistêmico. Muitas teorias e técnicas segundo Maximiano evoluíram de práticas do passado, grandes projetos do oriente, organizações militares, Grécia, Roma, contribuíram com fundamentos e idéias para a administração.
Em meados do século XVIII teve início a Revolução Industrial, grandes transformações tecnológicas, sociais e econômicas ocorreram. Surgiram e cresceram muitas empresas para fornecer grandes quantidades de novos produtos que emergiam nesse período. Surge então Taylor e Fayol com teorias administrativas distintas. Taylor desenvolveu a Escola de Administração Científica, que se preocupou em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. Fayol preocupou-se em aumentar a eficiência da empresa através da sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas (CHIAVENATO, 2001. p.65).
(MAXIMIANO, 2004. p.58) relata que “Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como uma função separada das demais funções da empresa”. Vale contribuir uma idéia de Fayol apud Maximiano: “A administração é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. O Sistema de administração pode ser ensinado e apreendido”. Os crescimentos em ritmo acelerado das organizações as tornaram complexas, nesse tempo houve a necessidade de se estudar a melhor maneira para as empresas obterem resultados.
CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PARTE A: ESTUDO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS E SUAS INTERFACES
1.1. A ÁREA DE