Joana
A violência contra o idoso é um tema que vem adquirindo importância cada vez maior edespertado o interesse das mais diversas áreas. No Brasil onde estima-se ter uma população deidosos em torno de 15 milhões de habitantes, sendo que a perspectiva, segundo os dados do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que esse número dobre nos próximos anos, não é dese estranhar tanto interesse. A nossa população não é mais tão jovem, a cada 10 pessoas, 1 tem 60anos ou mais (IBGE). E num país, onde a velhice sem independência e autonomia faz parte de umaface oculta da violência marcada pela negligência e pelo abandono familiar, envelhecer é no mínimo preocupante .
Segundo Medina (1998), cerca de 40% dos indivíduos com 65 anos ou mais de idade precisam de algum tipo de ajuda para realizar pelo menos uma tarefa como fazer compras, cuidar das finanças, prepararem refeições e limpar a casa. Uma parcela menor (10%) requer auxílio pararealizar tarefas básicas, como tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro, alimentar-se, sentar e levantar de cadeiras e camas.
Violência Contra Professores e Alunos
No ano de 2008, o mundo se chocou com a morte de um aluno que faleceu após sofrer um chute do professor de matemática Haitham Abdel Hamid, na cidade de Alexandria, no Egito. No Brasil, em março de 2010, numa escola situada Ilha do Governador, bairro da cidade do Rio de Janeiro, uma aluna de onze anos de idade foi agredida por um apagador jogado pelo seu professor de Ciências, o professor justificou o ato pelo fato da aluna não ter parado de falar durante a aula.
Nesse caso, o professor foi atuado pelo artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê pena de até dois anos de reclusão. Por outro lado, professores também têm sofrido ameaças e agressões por parte de alunos.
Considerando os fatos descritos, assim como ocorre no Brasil, em muitos países há problemas sociais que prejudicam a qualidade do ensino e da