Jo O Pessoa Pranchas
Fundada em 1585
Filipéia de Nossa Senhora das Neves
Frederica
Parahyba do Norte
A cidade localiza-se na porção mais oriental das Américas e do Brasil. O local é conhecido como a Ponta do Seixas.
4 SÉCULOS DE HISTÓRIA
TERCEIRA
CIDADE MAIS
ANTIGA DO
BRASIL
A cidade, que nasceu às margens do Rio Sanhauá, cresceu em direção ao mar. As belas praias também são uma marca de João
Pessoa. Dona de um litoral privilegiado, porque possui cerca de 30 quilômetros de praias, todas belas, limpas e quase intocadas.
O Farol do Cabo Branco, um dos únicos em formato triangular, fica em cima de uma falésia com muita vegetação preservada. Mais à frente, um dos marcos geográficos mais importantes do Brasil e do mundo, O Ponto Extremo Oriental das Américas. João Pessoa é o ponto mais próximo do continente africano. O local onde os raios solares primeiro despontam na América do Sul. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 29 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias como: Tambaú,
Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.
MAPA DE JOÃO PESSOA – Principais pontos indicados
Plano esquemático de João Pessoa feito por Manoel Francisco Granjeiro em 1692, que elaborou este esquema de mapa mostrando os donos das terras e as principais vias da cidade na epóca.
Primeira planta da cidade da Parahyba levantada por Alfredo de Barros e
Vasconcelos em 1855. As vias se presenvam como de origem, apena alguns trechos foram alargados em 1937 no governo de Argemiro de Figueiredo. s
Cidade da Paraíba 1626. Por João
Teixeira Albernaz I. Mostra a cidade, alguns anos antes de ser tomada pelos holandeses, com suas casas, igrejas e conventos, sem que fique evidenciado o traçado regular. Trata-se de uma forma de representação que atendia às convenções da época, procurando reunir o maior número de informações em um mesmo desenho.
1631. Andreas Drewisch. É um trabalho esquemático, mostrando o sistema defensivo na entrada do rio Paraíba do
Norte