Jjjjjjjj
Capitulo 1
O dia em que a minha vida mudou, começou como qualquer outro. Foi numa tarda de Agosto em 1864, com um tempo tão sufocante que até as moscas pararam de enxamear o celeiro. Os filhos dos criados, que costumavam brincar e gritar enquanto corriam de um lado para o outro, encontravam-se em silêncio. O ar estava parado, como que a aguardar uma trovoada há muito esperada. Planeara fazer um passeio de algumas horas com a minha égua,Mezzanotte, até à frescura da floresta nos limites da Herdade Veritas, a minha casa de família. Pus um livro na sacola e apenas queria isolar-me.
Era isto que fazia quase todos os dias daquele Verão. Com dezessete anos e sempre irrequieto, não estava pronto para me juntar ao meu irmão na guerra nem para que o pai me ensinasse a dirigir a herdade. Todas as tardes alimentava a mesma esperança: a de que várias horas de solidão pudessem ajudar-me a descubrir que era e o que queria vir a ser. O tempo passado na Academia dos Rapazes acabara na última Primavera e o pai obrigava-me a adiar a matricula na Universidade de Virgília ate ao fim da guerra. Desde então, ficara encalhado num meio-termo. Já não era rapaz, ainda não era um homem feito e estava irremediavelmente inseguro quando ao fazer comigo.
A parte pior era não ter com quem falar. Damon, o meu irmão, encontrava-se em Atlanta com o exército do general Groom, a maior parte dos meus amigos de infância estavam prestes a ficar noivos ou estavam já em distantes campos de batalha e o pai passava a maior parte do tempo no escritório.
- Hoje vai estar uma brasa! - gritou Robert, o nosso capataz, do fundo do celeiro, onde observava dois rapazes do estábulo a tentar colocar os arreios num dos cavalos que o pai comprara em leilão na semana anterior.
- Pois vai - resmunguei. Esse era outro problema: se era verdade que ansiava por alguém com que falar, quando se me apresentava um companheiro de conversa, nunca era agrado. O que eu queria com desespero era