jjjj
Comportamento organizacional tem como vértice utilizar conhecimento entre os indivíduos isolados ou em grupos nas estruturas organizacionais.
No mundo organizacional existem organizações adotando práticas que não condiz com a real necessidade, onde o estudo e pesquisas proporcionam ferramentas eficazes para resultados positivos, desempenho e satisfação, onde novos aspectos e valores são aplicados para que se tornem essenciais para modelos de gestão.
Entende-se que uma organização constituída por profissionais que buscam alcançar resultados, depende da participação de cada um, ou seja, intensificar os valores e respeito às normas, como se preocupar com o comportamento das pessoas que afetam no desempenho organizacional.
Certos conflitos beneficiam as organizações, são formas de introduzir mudanças radicais, pois facilitam a coesão e melhora a eficácia do grupo. Existem fatores que sustentam o comportamento dos indivíduos, que identificados, são modificados para refletir sobre as diferenças de cada um.
Um dos desafios mais importantes e abrangentes é a adaptação das diferenças entre as pessoas, onde a cada dia que se passam, as organizações estão se tornando mais heterogêneas, desclassificando as diferenças entre si.
O estudo e entendimento do comportamento organizacional oferecem a orientação para a criação de um ambiente de trabalho eticamente saudável, produtivo e com desempenho regular.
Segundo
Stephen P. Robbins, o comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.
Assim, conclui-se que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.
Segundo Idalberto Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e