jjhu
Em toda a história do mundo as pessoas procuram entender o funcionamento das coisas . As sociedades de antigamente descobriram algo em comum: que a matemática era a disciplina que explicava os objetos e as coisas ao nosso redor. A matemática é uma linguagem universal, por ser a mesma em todos os lugares e estar presente em tudo, assim o pesquisador do documentário foi em busca da história dessa matéria para analisar os padrões e tudo que foi descoberto até hoje que tem relação com ela. Ele então procura mostrar a história da matemática desde as suas origens até os dias de hoje. O documentário usa de imagens computacionais para mostrar como as antigas civilizações compreenderam o mundo matematicamente.
Nós precisávamos entender os padrões naturais do mundo, assim necessitava-se da matemática para isto. O homem a partir de conceitos básicos começou a conectar os padrões e segmentos, contando e ordenando as coisas, criando uma espécie de universo matemático totalmente novo.
Então o processo de origem e desenvolvimento, divido por cada civilização, é resumido a seguir.
Os Egípcios
No Rio Nilo surgiram os primeiros sinais da matemática, os habitantes que moravam ali perto estabeleceram uma espécie de calendário de acordo com as inundações que o rio fazia. Assim saberiam se era uma boa época para plantação ou para poderem realizar outras atividades também.
Como medida, os egípcios costumavam usar bastante o corpo. Havia o palmo e o cúbito, por exemplo. Os espaços de terra para plantação eram medidos em cúbitos, assim poderiam calcular áreas, pois precisavam saber o tamanho da terra de um agricultor para poderem cobrar impostos.
Para registrar o resultado de seus cálculos eles usaram hieróglifos e um sistema decimal de 10 dígitos que eram motivados pelos dedos das mãos. O único problema do sistema deles é que cada hieróglifo representava um único número, assim existiria muitas figuras para que os números