Jhônatan da Silva Reis
Paradigmas da Programação
Proposta
Desenvolver um software que efetue a leitura de um arquivo de texto, catalogue suas informações e as mantenha numa base de dados. O software deve também permitir a leitura da base de dados afim de se listar as informações anteriormente salvas.
Como análise de paradigmas, o software deve ser desenvolvido numa linguagem de maior compreensão e posteriormente traduzida para outra com menor contato afim de analisar qual das linguagens mais se mostrou adequada para o projeto.
Arquivo Texto
Modelagem de Dados A base de dados será mantida no SGBD Microsoft SQL Server 2012
Linguagens Escolhidas
Como linguagem padrão, escolhemos o Java, por termos feito exemplos de conexão com Banco de Dados. A linguagem secundária, ficou como C#.Net por possuir recursos de integração com SQL comentados em discussões anteriores.
Desenvolvimento
Após a análise dos requisitos, verificou-se a necessidade uma função que verifica se a informação a ser enviada para a Base de Dados existe, caso afirmativo, não reenviar (evitar redundância de informação), então viu-se mais viável a utilização de uma 3ª linguagem de programação criada para um único propósito (T-SQL). Criamos Stored Procedures para consultar e armazenar informações, isso deixaria o software livre de funções extras de comparação. O software desenvolvido em Java contou com algumas surpresas como conversão de Strings para Datas e posteriormente formatadas para String novamente para obedecer o padrão SQL na inserção. Precisamos utilizar um classe criada em outro projeto para manipulação de um Grid no formulário de exibição das informações. Na conversão do código para C#.Net, ressaltando a preservação da estrutura lógica interna, percebemos que muitas palavras chaves são idênticas, algumas só precisavam iniciar com letra maiúscula. E em matéria de conexão com o Banco, identificamos recursos (Objetos, Automatizações e Componentes) que