Engenharia
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PASSOS
Curso: ENGENHARIA CIVIL (3° Período)
Física Experimental
Luis Fernando Rodrigues Silva
Daniel da Silva Reis
Rafael Ribeiro e Silva
Ramon Soares Moraes
Jhonatan Uelder Pereira
Wyrllyn Chtistofer Mendes Oliveira
Data do experimento: 10/05/2012
Data da entrega do relatório: 17/05/2012
Prof. Nilson Severiano Patti
Disciplina: Física Experimental 3
Objetivo:
Estudar de maneira mais próxima os efeitos,ações e disponibilidades do campo magnético, como por exemplo a possibilidade de rotação de uma bonina no seu interior, a geração de corrente alternada, lei de Lenz.
[pic]
Introdução
Materiais Utilizados: • Bobina • Bateria (9v) • Fios Encapados(condutores) • Pequeno Motor com Comuta • Indicador de Corrente • Imas
Fundamentações teóricas
A rotação por torque magnético ocorre pela tendência de alinhamento dos campos magnéticos da bobina e do campo esterno. Essa rotação é do principio do funcionamento do motor elétrico de c.c.
No motor elétrico existe um comutador (dois semi-circulos) que permitem a continuidade do movimento de rotação do motor.
[pic]
Segunda a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte.
Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.
Na figura, é ilustrada a aplicação da lei de Lenz para explicar a origem da força restauradora sobre o imã em termos das correntes induzidas no tubo de metal.
[pic]
1-Durante a descida do imã, o fluxo do campo magnético é aumentado na região próxima ao pólo Sul do imã. Se origina no tubo uma