Jhon
ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNEA
O Que é a Alimentação Mediterrânea
Caracteriza s pelo consumo elevado de alimentos ricos em - e hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas, minerais e numerosos antioxidantes protectores da saúde do coração, e pelo baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada e de grande valor calórico. Predominam os cereais, legumes, frutos. Consumo moderado de: ovos; peixe; carne de criação (aves, coelho). A principal gordura utilizada é o azeite. Vinho Tinto presente neste tipo de alimentação.
A Dieta Da Longevidade
Frutas e hortaliças: por conterem grande quantidade de fibras e antioxidantes, previnem o cancro. Cereais: fornecedores de energia para o organismo mas, se forem integrais, também contribuem com vitaminas. Leguminosas: são fonte de fibras e proteínas vegetais. As fibras combatem a constipação, evitam o cancro do cólon e recto e diminuem o nível do colesterol prevenindo o aparecimento das doenças cardiovasculares. Oleaginosas: por possuírem ácidos gordos mono e polinsaturados, reduzem a hipótese da pessoa desenvolver níveis altos de colesterol no sangue.
Peixes: são ricos em ácidos ómega – 3 e, dessa forma, actuam contra o aparecimento de uma variedade de doenças, incluindo hipertensão, arteriosclerose, doenças do coração e cancro. Iogurtes: o cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos (microrganismos vivos presentes nos iogurtes) ajudam na nossa flora intestinal, combatendo os microrganismos patogénicos que possam estar presentes nos intestinos. Vinho Tinto: por possuir uma alta quantidade de antioxidantes, o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, diminui o risco do desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Azeite de Oliva: é rico em antioxidantes e em ácidos gordos monoinsaturados, sendo que os últimos equilibram os níveis de colesterol, favorecendo o nosso coração.