jhon
REGRAS DO HIPISMO
No hipismo, homens e mulheres disputam em igualdade uma mesma competição. Das oito modalidades reconhecidas pela Federação Internacional de Hipismo, apenas quatro delas são olímpicas: saltos, adestramento, CCE (concurso completo de equitação) e especial (paraolímpica). As demais modalidades existentes se diferem para a Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional. Para a CBH são: rédeas, volteio, enduro e pólo. Para a FEI são: rédeas, volteio, enduro e driving.
Saltos
Nesta prova, cavaleiro e cavalo devem ultrapassar com perfeição uma pista que contém de 12 a 15 obstáculos diferentes distribuídos na área de competição, cujas medidas podem variar entre 700 e 900 metros. Estas medidas variam de acordo com o número de obstáculos que têm altura entre 1,30 e 1,60 metros e largura entre 1,50 e 2,0 metros.
A prova de saltos de obstáculos avalia a potência, a habilidade e a obediência do cavalo ao salto, além da qualidade da equitação do cavaleiro. Um conjunto é punido se cometer faltas como derrubar ou desviar um obstáculo, refugar (recuar antes de dar um salto), ultrapassar o tempo limite, errar o percurso ou cair do cavalo.
O vencedor da prova é o atleta que cometer o menor número de infrações. Se houver necessidade de desempate e, nele, novamente os competidores “limparem” o percurso, ou seja, sem cometer nenhuma falta, ganha aquele que finalizar o percurso no menor tempo.
Adestramento
Na prova de adestramento (ou dressage), cavaleiro e cavalo percorrem uma área demarcada que tem 60 metros de