jhoijhk

1973 palavras 8 páginas
Processos Técnicos - Aula 1
Gerenciamento de Serviços de TI
A Informática, ou Tecnologia da Informação, antigamente era vista como apenas mais um departamento, como um apoio à empresa. Hoje, qualquer empresa que deseja ter sucesso deve tratar a TI como um ponto estratégico do negócio. Dizemos que a TI está integrada ao negócio. Quando a TI é desconsiderada, ela se torna muito reativa a mudanças e às vezes não consegue atendê-las, quando é parte do negócio ela consegue antecipar mudanças e fazer planejamentos adequados.
Desafios atuais da TI:








Adaptar-se às necessidades de mudança do negócio devido à dependência das organizações dos serviços oferecidos pela TI (estima-se que 80% dos processos de negócios ao redor do mundo dependem da TI), enquanto nem sempre as áreas da TI estão preparadas para entregar os serviços dentro do nível esperado;
Necessidade de justificar o Retorno sobre Investimento (ROI), pois a TI é um dos setores que mais consumiu recursos nos últimos anos. Em 2015 a previsão de gastos com TI alcançará a casa de 4.5 bilhões de dólares. Em 2010 esse custo era 3.4 bilhões.
Problema: justificar como determinado projeto vai trazer retornos para o negócio, dificuldade de comunicação entre TI e administração.
Otimizar os recursos e custos das operações, devido a competitividade do mercado;
Aumentar a disponibilidade dos serviços de TI, pois a falta desses causa um impacto
(às vezes irreversível) no negócio.
Conformidade com leis e regulamentos, pois elas impactam as necessidades de TI no negócio. Em virtude disso, surge o conceito de Gerenciamento de Serviços de TI, e com essa ideia, vários frameworks de processos e boas práticas foram criados. Frameworks são bibliotecas, modelos, que nos propiciam os pontos essenciais para desenvolver alguma coisa.
A implantação do GSTI ajudará a preparar e planejar o uso eficiente dos chamados 4
Ps:





Pessoas: definir papéis nos processos e funções dentro da

Relacionados