Jframe
Do contrário da maioria dos tutoriais sobre janelas, esse não se destina a mostrar como inserir botões ou caixas de texto. Veremos o processo de pintura do Swing um pouco mais à fundo, já que desenhar uma janela é uma das atividades mais importantes num jogo.
Propriedades básicas
O JFrame é uma classe do pacote javax.swing. O primeiro passo para criar um JFrame é importar esse pacote. A criação de um JFrame é trivial, e resume-se a: package br.com.pontov.frame; import javax.swing.JFrame; public class MeuPrimeiroFrame { public static void main(String[] args) { JFrame frame = new JFrame(“Minha primeira janela”); frame.setVisible(true); }
}
O que esse código faz? Basicamente, ele cria um objeto do tipo JFrame, com o título Minha primeira janela e o torna visível. Entretanto, executar esse código por ser um pouco frustrante. Primeiro, porque por padrão, a janela será criada com altura e largura 0. Depois, porque ela também será posicionada no canto superior esquerdo da tela. Finalmente, clicar no X no canto da janela irá torná-la oculta, mas não terminará o programa. Da forma como está, o programa nunca termina.
Como alterar essas propriedades? O JFrame possui uma série de atributos que podem ser modificados. Um deles já vimos no exemplo anterior, a propriedade visible, alterada através do método setVisible(). Para alterar os tamanho, por exemplo, podemos usar o método setSize(int width, int height).
Então, vamos alterar esse programa para que o nosso Frame tenha um tamanho, apareça no centro da tela e feche a aplicação, quando for o usuário clicar no x. Por questão de síntese, vou deixar aqui só o código que vai dentro do