jfra

1341 palavras 6 páginas
Valores estéticos- A dimensão estética ( opção) entre a Estética e a Religião
A experiência estética e os juízos estéticos
A experiência estética surge como a experiência de uma emoção estética perante o belo ou a obra de arte. Podemos ter uma experiência estética ao contemplar a natureza, uma obra de arte ou durante a criação artística A experiência estética só é possível se na relação com os objectos adoptarmos uma atitude desinteressada e contemplativa. Em que consiste esta atitude? A atitude estética é uma atitude que não depende de interesses nem de necessidades; não se interessa pela utilidade do objecto observado, não o transforma em meio ao serviço de um fim. Na atitude estética, apreciamos o objecto por si mesmo não tendo qualquer interesse prático, utilitário, nem procurando aspectos cognitivos, isto é, não procurando ampliar conhecimento.
a) A atitude estética não é uma atitude prática ou utilitária.
b) não é uma atitude cognitiva (de conhecimento).i prática ou teórica.
c) Não é uma atitude subordinada, em si mesma, a princípios e objectivos morais.
Para Kant o prazer da experiência estética é contemplativo, desinteressado, pois não tem fins práticos ou utilitário.
O JUíZO ESTÉTICO EM KANT
Os juízos estéticos não são juízos científicos, referentes a factos, ligados à dimensão lógica ou racional. São juízos que se ligam a uma apreciação em que se ligam à sensibilidade e emoções do sujeito.
Para Kant o juízo estético é ao mesmo tempo universal e subjectivo:
-Expressa um sentimento de prazer ou desprazer do sujeito perante um objecto: o juízo estético assenta em sentimentos.
Por outro lado, o juízo estético aspira à universalidade, isto é, pressupõe que todos os sujeitos sintam o mesmo prazer desinteressado e que possa ser partilhado e comunicado a todos os seres humanos dotados de imaginação e entendimento ,como diz Kant, o belo é o que satisfaz universalmente sem conceito), não podemos resignar-nos a aceitar que as nossas avaliações sobre a

Relacionados

  • Revisa o de Ling Prog 1
    11230 palavras | 45 páginas