jeverson
Aconteceram alguns conflitos entre os proprietários das fazendas com os invasores, que resultou em algumas mortes dos grileiros. É importante ressaltar que as terras pertencentes às duas fazendas eram terras da união e que também foram ocupadas de forma ilegal pelos fazendeiros.
Devido à invasão por parte dos grileiros e consequentemente conflito com os proprietários das fazendas, o INCRA de Ji-Paraná-RO, na época, realização repartição de partes das fazendas e distribuição aos grileiros. Os novos sitiantes se organizaram politica econômica e socialmente, se estruturaram e com casas escolas, igrejas, todos ligados a Ji-Paraná-RO. Na década de 1990 os ocupantes do povoado, sem nome até então, se reuniram e decidiram que o nome deveria ser Rondolandia-MT, em homenagem ao Estado vizinho- Rondônia-, e passou a ser distrito de Aripuanã-MT. Assim, os colonizadores do atual município de Rondolandia-MT, são oriundos principalmente do Rondônia. Mas vieram colonizadores de varias partes do Brasil para a região na época a fim de melhores condições de vida, e fazem parte da Historia local também.
Em 19 de maio de 1995 houve reunião que objetivava sensibilizar a classe política da necessidade da criação do município de Rondolândia. Deste encontro participaram Olívio e Rosely Beltrão, dr. Pedro e sra Hortência Antunes, Thiago José, Ronaldo Ferreira, dentre outros.
Também por ocasião da consulta plebiscitária houve intensa movimentação