Jesus, sua paixão e ressurreição
A Ressurreição de Jesus é uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno:"Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras"
A história da ressurreição aparece em mais de cinco diferentes locais na Bíblia. Em diversos episódios nos evangelhos canônicos, Jesus profetiza sua morte e posterior ressurreição, que ele afirma ser o plano de Deus Pai. Os cristãos veem a ressurreição de Jesus como parte do plano de salvação e redenção através da expiação pelos pecados do homem.
A ressurreição de Jesus é de importância central para a fé cristã e aparece em diversos elementos da tradição, como festas, representações artísticas e relíquias religiosas. Na doutrina cristã, os sacramentos derivam seu poder salvador da Paixão e ressurreição de Cristo, da qual a salvação do mundo inteiro depende.
A Bíblia retrata o homem sem salvação como um escravo do pecado e fala sobre libertá-lo da mesma maneira que um escravo era redimido no mundo antigo. Em Cristo "nos temos a redenção através de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas de sua graça" (Efésios 1:7). "Porque vocês não foram redimidos através de coisas corruptíveis, como prata e ouro, do modo vão como vocês viviam … mas pelo precioso sangue de Cristo, como o Cordeiro sem defeito ou mácula" (1 Pedro 1:18-19).
Separados de Jesus Cristo, todas as pessoas estão alienadas de Deus. A rebelião causada pelo pecado abriu um abismo entre Deus e o homem impossível de ser transporto humanamente. O sangue de Cristo construiu a ponte entre Deus e o homem.
2. Qual a relação entre a vida de Adão e a vida de Jesus Cristo?
Essa relação se encontra na bíblia, no texto de Romanos 5:12-21.
- Adão, filho de Deus (Lc 3:38), foi desobediente (Rm 5:19), introduziu o pecado (Rm 5:12), introduziu o reinado da morte (Rm 5:17), todos os seus descendentes são pecadores (Rm 5:19), trouxe condenação (Rm