Jesus reconhecido como Deus
JESUS RECONHECIDO COMO dEUS.
CURSO: TEOLOGIA MAT.: DOUTRINA DE DEUS
PROF: MARCELO COSTA
ESCOLA DE TEOLOGIA ESPÍRITO SANTO - ESUTES
PITANGUEIRAS-SP
NOVEMBRO/2013
Jesus reconhecido como Deus.
Jesus é Deus, hoje creio nisso, alguns estudiosos insistem em dizer que ele foi apenas um profeta, enviado da parte do Senhor. Mas não há dois deuses, o que acontece e fica bem claro é que o verbo de Deus se fez homem, para que esse homem recebesse a identidade divina. Jesus tinha as duas naturezas distintas, a natureza humana onde a sua carne experimentou a fome com o demônio, a sede com a samaritana, as lagrimas pelo amigo Lázaro etc. E a natureza divina onde realiza todos os milagres, os sinais que vinham da parte de Deus. Apesar dessas duas naturezas evidentes, elas são unidas entre si, a ponto de provar que Jesus foi um só como sujeito, e pessoa divina.
Jesus, Deus e homem, auxiliado pelo Espírito Santo, que assim formam a trindade e por meio dessa união vemos as passagens que os apóstolos apontam a divindade de Cristo.
No Evangelho de Mateus 11:27, Jesus diz: “Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho se não o Pai, e ninguém conhece o Pai se não o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Professando assim que existe uma igualdade entre o Pai e o Filho, de modo que somente o Pai pode conhecer o mistério do Filho e somente o Filho pode conhecer o mistério do Pai, ele quer dizer que esta acima dos homens e que as sua relação com Deus é de filho a pai e vice-versa.
Já em Mateus 28:19 Jesus manda batizar "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Faz ai uma ligação entre eles e o Espírito Santo que formam a trindade, colocando assim no mesmo plano as três pessoas divinas.
O livro de Lucas também nos apresenta capítulos que testificam Jesus a sua divindade, Lucas 1:15 e 17, vem dizendo que João “será grande aos olhos do Senhor” e “irá diante do Senhor no Espírito