JESUS CRISTO: SERVO, OBEDIENTE E SENHOR
GILSON CRISTIANO TARDIVO
JESUS CRISTO: SERVO, OBEDIENTE E SENHOR
Várzea Grande MT
2013
GILSON CRISTIANO TARDIVO
JESUS CRISTO: SERVO, OBEDIENTE E SENHOR
Trabalho apresentado à disciplina de Cristologia como requisito parcial para obtenção da nota referente ao quarto semestre de teologia do ano de 2013 da Faculdade Sedac.
Professor: Frei Nedio Pertile
Várzea Grande MT
2013
INTRODUÇÃO
A identidade de Jesus nos proporciona a sermos “outros cristos” em toda e qualquer ação humana. Identificar com Jesus significa ser verdadeiramente “humanos”. Assim fazia e vivia as primeiras comunidades cristãs, que envoltas por uma experiência profunda da vida de Jesus Cristo, foram pessoas humanas, no acolhimento, no querer bem, no amor que demostravam uns para com os outros.
Essa experiência é transmitida a todos nós pelos primeiros cristãos de forma a nos levar a um encontro pessoal com Jesus Cristo. Santo Inácio de Antioquia – século I, dizia: nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus do que imperar até os confins da terra. Procuro-o, a ele que morreu por nós; quero-o, a ele que por nossa causa ressuscitou. Santo Irineu – século II, dizia a sua comunidade: há um só Deus que, por sua Palavra e Sabedoria, criou e harmonizou todas as coisas. Sua Palavra é nosso Senhor Jesus Cristo, que nos últimos tempos se fez homem entre os homens, para unir o fim ao princípio, isto é, o homem a Deus1.
Portanto, conhecer a Jesus Cristo é fundamental para fazer uma experiência do seu amor. Este trabalho visa demostrar a Kénosis de Jesus, aquele que sendo Deus se esvazia de si, se encarna, torna-se humano como nós, exceto o pecado, se faz Servo, Obediente e é proclamado Senhor. O mais perfeito dos homens que nos ensina como devemos amar.
O trabalho é dividido em três partes.