Jessica Estudo de Caso 4
ESTUDO DE CASO: BARREIRAS E DIFICULDADES POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS
Florianópolis
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 VISÃO GERAL/ ANÁLISE 3
3 RELATO DA SITUAÇÃO 4
4 CHECKLIST
5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O conceito marxiano de metabolismo homem-natureza (MARX, 1844) e salienta que, mediado pelo trabalho, o homem transforma a natureza e, nesse movimento, também se transforma. O trabalho é um processo entre o homem e a natureza. Um processo em que o homem, por sua própria ação, media seu metabolismo com a natureza. Ao mesmo tempo em que o homem se diferencia da natureza pelo trabalho, torna-se alienado diante do trabalho e em relação à natureza.
O economista Ignacy Sachs acredita que se deve ter uma visão holística dos problemas da sociedade. O ecodesenvolvimento, segundo ele, é estruturado por cinco dimensões que devem ser consideradas simultaneamente ao todo planejamento de desenvolvimento. A dimensão Social, que abrange metas como uma sociedade com melhor distribuição de renda e de bens e maior qualidade de vida dos cidadãos. A econômica que deve ser tornada possível através da alocação e do gerenciamento mais eficiente dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados. A esfera ecológica, que objetiva o uso racional dos bens naturais, como combustíveis fósseis, protegendo o meio ambiente. Espacial, que deve ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial. E a esfera cultural, que busca processos de mudanças profundas nas relações sociais, de modo a conscientizar a população da importância do ecodesenvolvimento.
Sachs, considerado o criador do termo Desenvolvimento Sustentável, afirma que para haver um equilíbrio entre questões ambientais, sociais e econômicas, é necessário a intervenção do Estado. A cidade de Florianópolis, muito