Jennifer
TECNOLOGIAS DE MANIPULAÇÃO DO DNA
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. PARA COMEÇAR
3. SEQUENCIAMENTO DO DNA
4. AMPLIFICAÇÃO DE UM SEGMENTO DEDNA
4.1 - “Polimerase Chain Reaction" – PCR
4.2 - Clonagens de genes
5. A CRIAÇÃO DO DNA RECOMBINANTE
5.1 - Os vetores
5.2- Bi blioteca de DNA
5.3- Sondas
6. DNA COMPLEMENTAR
7. BOMBARDEAMENTODE PARTÍCULAS
8. CURIOSIDADES
9. CONCLUSÃO
10. WEBGRAFIA
INTRODUÇÃO
Além do estudo da formação e funcionamento do corpo humano, a genética tem ido um pouco além, com apossibilidade de transformar o ser humano, sua personalidade ou aparência física.
No conteúdo desse trabalho, serão apresentadas algumas formas de manipular, transformar, enfim, aquilo que hoje,graças á tecnologia já é possível realizar com as moléculas de DNA.
Como sabemos, tudo aquilo que somos fisicamente e mentalmente, está reservado em moléculas de DNA, servindo como nossa identificação eatravés do estudo cientifico, veremos agora, como é possível alterar isso.
PARA COMEÇAR
Atualmente, uma série de novas técnicas permite ao pesquisador a análise detalhada da estruturamolecular do DNA e, por consequência, do material genético de um ser vivo. Esta análise permite, por sua vez, o isolamento e a amplificação de um segmento de DNA, o seu sequenciamento, identificação emanipulação. O Projeto Genoma, por exemplo, pretende, através destas técnicas, identificar toda a sequencia de cerca de 3 bilhões de pares de bases do genoma humano - 50.000 a 100.000 genes! Esta abordagempermitirá a identificação de genes relacionados a doenças genéticas específicas, e abre a possibilidade de diagnóstico e até tratamento estas doenças a nível molecular.
Figura1 - Formação doDNA.
SEQUENCIAMENTO DO DNA
Duas técnicas, surgidas no final dos anos 70, são empregadas para o sequenciamento de fragmentos de nucleotídeos:
Método Químico ou de Maxam-Gilbert Método, e,...