Jefferson
Como sabemos as palavras são meios pelos quais nos comunicamos. Mas alguém disse: palavras são veículos inadequados para transmitir a verdade. Quando muito apenas revelam a metade das profundidades do pensamento. Então podemos ver na Bíblia que Deus achou por bem utilizar símbolos para ilustrar ou retratar a ação do Espírito Santo.Devido a nossa difícil compreensão o Senhor fez uso de símbolos para descrever as operações do Espírito Santo. Vamos enumerar alguns deles aqui para melhorar nosso estudo sobre o Espírito Santo.
1º “Vento: Rûah no hebraico e pneuma no grego, em várias passagens são traduzidas por “vento”, “ brisa”, “fôlego”, e “ar”. Em Gn 2.7 está escrito que havendo Deus formado o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego de vida. Algo semelhante aconteceu entre Jesus e seus discípulos. “E havendo dito isto, soprou sobre eles , e lhes disse: recebei o Espírito Santo ( Jo.20:22, Ez 37:7-10).
2º Fogo: Deus é fogo consumidor (Hb:12.29). Cremos, portanto que esta idéia não se restringe aos juízos divinos, mas também se relaciona à obra de purificação e refinação dos fieis(Is. 4:4; MT. 3:11). O fogo, além disso, aquece e ilumina e pode também alastrar-se. Por isso relacionamos o fogo ao espírito Santo. Este é um de seus símbolos preferido pelos petencostais. O Espírito Santo com fogo.
3º Água: Assim como o fogo e tantos outros podemos relacioná-lo também à água.A água é um dos elementos essenciais a vida natural. De igual modo podemos comparar a essencial importância do espírito Santo para a igreja. A água purifica, hidrata,umedece,refresca,dessedenta e inunda. Neste sentido as escrituras referem-se a Ele como chuvas (Jl 2:23); como torrentes (Is: 44.3); como rios (Ez 47:1-12); Jo 7: 37-39) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente em nosso meio ou de nosso meio.Assim o Espírito Santo como água Ele nos traz tempos de refrigério.
4º Azeite: Mais uma de suas simbologias é o azeite.