Jean Pierre Marras - ADM Estrategica de RH
Jean Pierre Marras
Conceito
Entende-se como administração estratégica de recursos humanos (AERH) a gestão que privilegie como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem.
Posição orgânica
Diversamente da gestão de RH tático-operacional, a AERH não se posiciona em linha no organograma da empresa mas, sim, em staff (Fig. 01).
Esse posicionamento evidencia tipicamente o que entendemos como sendo a real função da administração de RH, qual seja, a de assessorar e prestar subsídio cognitivo à cúpula da empresa (diretor-presidente e demais diretores) em questões relacionadas a:
- qualidade dos talentos que compõem a organização
- desenvolvimento individual e organizacional
- políticas de manutenção do RH - produtividade - qualidade total
Figura 01 – Posição Orgânica do RH
Assim posicionada, a AERH não mais está representada por equipes técnicas que respondem, cada uma, pela execução de determinado serviço, como é a ARH tático-operacional, mas entendida como um órgão consultor formado por apenas um profissional (consultor sénior), talvez com alguns consultores assistentes, dependendo do formato orgânico da empresa.
Diferença de papéis
É clara a diferença que a proposta da AERH apresenta: enquanto a ARH tático-operacional, em linha, fundamentalmente tem atuado, até o momento, como prestadora de serviços e, portanto, geradora de despesas, a AERH tem como objetivo participar e assessorar na formação das macro diretrizes da empresa, de modo a alterar o perfil dos resultados e, portanto, dos lucros da empresa, agregando valor através do capital humano existente na organização.
Esse é um marco muito importante na administração de RH, considerando-se historicamente os seus resultados e a sua imagem perante o empresariado, os empregados e os seus pares. Como ARH tático-operacional poucos foram