Jean piaget- Psicologia e Educação
E
EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET
2
3
ÍNDICE
A posição epistemológica de Jean Piaget
05
O tempo e o desenvolvimento intelectual da criança
14
O desenvolvimento das operações intelectuais
35
Estruturas operatórias concretas - os agrupamentos
53
Estruturas operatórias formais
64
O pensamento do adolescente
73
4
5
A POSIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE JEAN PIAGET
Orly Zucatto Mantovani de Assis
Desde muito jovem, Piaget esteve preocupado em resolver questões epistemológicas, isto é, questões que se referem à natureza, possibilidade e processos do conhecimento. Biólogo de formação e acostumado aos procedimentos da ciência, decidiu consagrar seus estudos à explicação biológica do conhecimento.
Sua intenção era a de descobrir as relações existentes entre o conhecimento e a vida orgânica, através da observação e experimentação, que constituem o método científico. Reconhecendo que só a Biologia era insuficiente para lhe dar as respostas que procurava, Piaget recorreu à Psicologia. Ele estava então convencido de que para responder às questões epistemológicas que formulara, era preciso reconstruir a psicogênese do conhecimento.
Foi buscando atingir esse objetivo que Piaget empreendeu suas pesquisas no campo da psicologia genética.
Durante mais de sessenta anos Piaget dedicou-se a pesquisar o desenvolvimento da inteligência humana na tentativa de responder questões como as seguintes:
- Como é possível o conhecimento objetivo?
- Qual a origem do conhecimento lógico-matemático?
- Como se dá a passagem de um estado de conhecimento mais elementar para um conhecimento mais avançado?
Muitos filósofos preocuparam-se também com essas mesmas questões. Para resolvê-las eles acreditavam ser suficiente utilizar os métodos de análise reflexiva ou especulação dedutiva.
Suas conclusões eram baseadas em idéias e não em fatos. Há duas correntes filosóficas principais que explicam de modo distinto o problema do