Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de julho de 1712 em Genebra, Suíça. Morreu aos 66 anos de idade, vitima de um acidente vascular cerebral (AVC) em 2 de julho de 1778.
Rousseau é considerado como uns dos principais filósofos do Iluminismo e suas idéias foram uns dos principais influentes da Revolução Francesa. Criado pelo pai, um relojoeiro ate seus 10 anos de idade. Após a morte de seu pai, na sua adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa.
Após fugir de casa aos seus 16 anos, foi morar em Paris, onde ele se tornou protegido de Madame de Warens, que o converteu ao catolicismo. Em 1762 publicou umas de suas obras, Emilio, em que expõe sua teoria educacional, e expõe sua teoria política em ”O contrato social”. No mesmo ano Rousseau passou a ser perseguido, por suas obras serem consideradas um afrontamento aos costumes morais e religiosos.
Rousseau começou seus passos filosóficos da política em “O Contrato Social”, onde que para ele, em seu estado original mítico os seres humanos estão em união.
Rousseau fez parte da teoria dos Contratualistas, onde suas idéias Filosóficas eram baseadas em:
Estado de Natureza:
Estado de inocência.
Os homens foram induzidos a sair dessa condição pela paixão, pela necessidade e pelo temor. Contrato Social
Garantir a segurança e o gozo dos direitos naturais.
O povo é soberano.
Estado Civil
Os indivíduos livres se submetem a uma disciplina, em nome do bem comum.
Filosofia de Rousseau
Jean Jacques Rousseau foi um importante filosofo para o Século XVIII, período conhecido também como “século das luzes”. A filosofia Rousseau começa quando ele diz que o homem nasce bom, mas a sociedade em si o corromperia. Do mesmo modo o homem nasceria livre, mas, por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da