O conto da ilha
RELATÓRIO
O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA – JOSÉ SARAMAGO
Salvador
2014
RELATÓRIO
O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA – JOSÉ SARAMAGO
Relatório submetido à Coordenação do Curso de Engenharia Civil da UCSAL - Universidade Católica do Salvador, como requisito parcial da matéria Teologia.
Orientador(a): Prof. Franklin
Salvador
2014
INTRODUÇÃO
Neste conto percebemos o percurso de um personagem em busca do conhecimento e da compreensão de si próprio através da sua luta num determinado espaço social, onde existem regras que entram em contradição com seus sonhos e aspirações mais profundas, que poderão se concretizar pela possibilidade de ação do personagem, que é o agente da sua transformação.
A literatura engajada de José Saramago é ativa e radicada como instrumento de transformação social, é também um espaço que permite a construção da identidade do sujeito, valorizando os anônimos, pois são eles que navegam em busca de conhecimento de si e de sua própria história.
BIOGRAFIA DO AUTOR
José Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no concelho da Golegã de uma família de pais e avós agricultores. A sua vida é passada em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924 – era um menino de apenas dois anos de idade. Dificuldades econômicas impedem-no de entrar na universidade. Demonstra desde cedo interesse pelos estudos e pela cultura, sendo que esta curiosidade perante o Mundo o acompanhou até à morte. Formou-se numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi de serralheiro mecânico. Fascinado pelos livros, visitava, à noite, com grande freqüência, a Biblioteca Municipal Central — Palácio Galveias.
RESUMO : O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA
O conto