Jean Jacques Rousseau, sua importância no Serviço Social
Jean Jacques Rousseau, nasceu em 28 de junho de 1712, na Genebra (Suíça) , e morreu em 2 de julho de 1778. Ele foi um importante filosofo teórico, político, e escritor. Foi considerado um dos principais filósofos iluministas. Rousseau não conheceu sua mãe, ela morreu no momento do seu parto, foi criado pelo pai até os seu 10 anos de idade. Em sua adolescência foi estudar em um colégio religioso e muito rígido, nessa época de sua vida estudou muito e desenvolveu o amor pela leitura e pela musica. Terminando sua adolescência e entrando em sua fase adulta ele foi morar em paris, onde começou a ter contato com a elite intelectual, foi convidado pra escrever verbetes para a Enciclopédia. Em 1762 Rousseau foi perseguido na frança, por que suas obras eram uma afronta para os costumes morais e religiosos. Em 1765 foi morar na Inglaterra a convite de seu amigo filosofo David Hume. Em 1767 ele volta para França casa-se com Thérèse Levasseur. Escrever sobre política, romances, educação, religião e literatura, sua obra principal foi Do Contrato Social, nesta obra ele defende que o ser humano nasce bom porém a sociedade o corrompe, a forma que os indivíduos se organizam em sociedade e concedem direitos do Estado, e tem em troca a proteção e a organização.
Suas principais obrar foram:
Discurso sobre as ciências e as artes.
Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens.
Do Contrato Social.
Emílio, ou da Educação.
Os Devaneios de um Caminhante Solitário.
Rousseau influenciou as ideias da Revolução Francesa e o movimento socialista do século XIX. , pois ele não valorizava apenas a razão, assim como os iluministas, ele também acreditava nos sentimentos, nas emoções e a simplicidade da vida.
Para entender as ideias iluministas de Rousseau partiremos falando um pouco sobre o iluminismo. Foi uma Revolução intelectual que teve inicio na França no século XVIII, as transformações culturais