Jean-jacque rosseau
O filósofo Jean - Jacques Rousseau é um dos mais importantes filósofos iluminista, um percursor do romantismo, também compositor e filósofo teórico politico.
Nasceu em Genebra, na Suíça, em 28 de julho de 1712, ficou órfão poucos dias após nascer, seu pai um relojoeiro calvinista o criou até os 10 anos, depois foi para uma escola religiosa muito rígida e era orientado um pastor protestante.
Volta a Genebra e um dos seus ofícios foi de professor de música Conhece uma senhora rica e passa ser seu amante, depois que sua amante e protetora fica em uma situação financeira difícil, ele parte para Paris. Foi com ela que ele se passa a se interessar pela filosofia. Até os 30 anos alternou atividades que foram de pequenos furtos à tutoria de crianças ricas.
Em Paris faz amizade com os filósofos iluministas, entre eles está Diderot, que o convida para escrever verbetes na “Enciclopédia” . Passa a viver com Thérèse Levasseur por muitos anos, com quem teve cinco filhos e acaba colocando- os em um orfanato. Anos depois escreve o livro “ Da Educação”, ensinando como educar as crianças, uma grande contradição.
Em 1750, ganha um prêmio: uma medalha e 300 libras, em um concurso da Academia Dijon, respondendo a pergunta “O estabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para aprimorar os costumes?”. Ele responde escrevendo o “Discurso Sobre as Ciências e a Arte”, já falando sobre os temas mais importantes em sua filosofia. Nesse discurso ele responde negativamente àquela pergunta e com a publicação dessa obra acaba obtendo o reconhecimento.
Expões suas ideias politicas em “Contrato Social”, onde diz que a população tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, ”O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Para ele a soberania do poder deve estar nas mãos do povo e repudiando a corrupção.
Com a obra “Profissão de Fé do Vigário Saboiano”, passa a ser perseguidor, tem suas obras queimadas, pois suas